Purin Consultoria

Purin Consultoria
Gestão de Performance e Resultados

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

8 fatores essenciais para promover o aumento de produtividade no trabalho

Entenda quais são os fatores que podem contribuir para o aumento de produtividade de funcionários e equipes inteiras de colaboradores.
O aumento de produtividade é algo buscado por gestores dos mais variados segmentos e tipos de atuação; já que a coordenação exemplar de equipes de funcionários e colaboradores produtivos e motivados é o grande objetivo de qualquer executivo que ocupa um cargo de liderança dentro de uma empresa.
Em função disso, o mercado está sempre em busca de guias e dicas sobre como promover o aumento de produtividade dentro de empresas sem que os funcionários de sintam pressionados ou estressados demais; possibilitando, dessa forma, uma atuação mais eficiente por parte dos colaboradores e resultados cada vez melhores em todo tipo de projeto.
Com isso em mente, confira alguns dos fatores mais importantes para incentivar a produção de funcionários e formar equipes de trabalho exemplares:
1. Organização é fundamental
Os colaboradores devem saber quais são suas tarefas e o que é esperado deles, e é dever do gestor dar auxílio e organizar o trabalho das equipes sob seu comando para que haja mais fluidez no dia-a-dia.
2. Individualidade em foco
Um bom líder leva em conta a vida pessoal do funcionário em muitos momentos, e é preciso estar ligado nas ocorrências que podem afetar o desempenho do colaborador para encontrar boas formas de motivá-lo e mantê-lo confortável no ambiente corporativo durante a resolução de questões pessoais.
3. Clima organizacional em harmonia
Um ambiente de trabalho harmonioso e alegre pode fazer maravilhas para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, para a sua produtividade.
4. Motivação e reconhecimento
Buscar formas de motivar funcionários é um trabalho constante e de importância extrema para a produtividade, e o reconhecimento de colaboradores que executam um bom trabalho é fundamental para a satisfação do empregado com a empresa e com seus superiores.
5. Distinção entre trabalho e descanso
Organizar pausas durante o trabalho também pode ajudar o colaborador a realizar suas tarefas com mais disposição e agilidade.
6. Controle de redes sociais e tecnologias
Embora muitos necessitem da conexão constante com as redes sociais e as mais variadas tecnologias para realizar seus trabalhos nos dias de hoje, um mínimo de controle sobre o uso de redes sociais, smartphones e outras tecnologias do tipo no ambiente de trabalho é necessário; já que esse tipo de ferramenta é campeão no quesito perda de tempo.
7. Incentivo do lazer
O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos itens mais buscados pelo trabalhador da atualidade, e incentivar o lazer dos funcionários – seja por meio de horários mais flexíveis ou do acesso a pacotes de benefícios diferenciados – é essencial.
8. Atitude e inspiração
Além de organizar, também é dever do gestor delegar e inspirar seus subordinados, fazendo com que a motivação no ambiente corporativo seja constante e influencie na qualidade dos trabalhos executados.